21 de mai. de 2012

POLENTA FRITA



Ingredientes: 

500ml de água fria 
8 colheres (sopa) de fubá fino de milho
(em São Paulo é conhecido como fubá mimoso)
1 colher (sobremesa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo comum
1 cebola pequena 
4 dentes de alho 
1 folha de louro
1 colher (chá) de salsa picada bem fino

Modo de Fazer:

Refogue a cebola e o alho bem picados no azeite, junto com a folha de louro. Acrescente a metade da água e tampe a panela até ferver. Despeje nessa mistura o fubá dissolvido na outra metade da água fria, sempre mexendo com colher de pau. Espere ferver novamente, baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos com a panela tampada. Junte a salsa picada, misture e despeje a polenta em um recipiente quadrado pequeno, com capacidade para meio litro. Espere esfriar bem e corte em pedaços retangulares ou quadrados, com cerca de 1,5 cm de espessura.
Passe cada fatia de polenta em fubá fino, sacodindo para eliminar o excesso e frite poucos de cada vez em óleo bem quente. É importante que o óleo esteja bem quente mesmo e em quantidade suficiente para a polenta ficar imersa, para fritar por igual de todos os lados e rapidamente, assim ficará bem sequinha e crocante por fora e macia por dentro. Escorra em papel absorvente e sirva imediatamente.
Acompanha muito bem pratos como frango frito, ensopado ou assado e é tradicional para servir com rabada, ou simples aperitivo.
Bom apetite!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

adSense